Auditoria
A Portonave possui um sistema de gestão integrado certificado conforme as normas ISO 9001 e ISO 14001. Dessa forma, anualmente tem seus procedimentos auditados de acordo com os requisitos de gestão de qualidade e ambiental. A auditoria é realizada pela empresa Bureau Veritas Certification, órgão certificador acreditado pelo Inmetro.

Regularmente, também são realizadas auditorias específicas dos sistemas informatizados e dos processos de controle de acesso de pessoas, veículos e cargas. Isso ocorre em função da responsabilidade da Portonave sobre o controle aduaneiro. Essas auditorias também têm a função de disponibilizar informações aos órgãos intervenientes, como a Receita Federal do Brasil, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).


Por contar com uma companhia aberta entre seus acionistas – a Triunfo Participações e Investimentos –, a Portonave também é submetida a auditorias contábeis trimestrais realizadas por auditores independentes. Em 2014, a empresa responsável pela auditoria das Demonstrações Financeiras foi a EY.