Desempenho comercial
G4-4 | G4-8

Desde 2009, a Portonave lidera a movimentação de contêineres entre os terminais portuários de Santa Catarina. Em 2014, sua participação de mercado estadual correspondia a 44,5%, um índice que atesta a competência de sua equipe e a qualidade dos serviços prestados – tendo em vista que Santa Catarina abriga cinco portos altamente competitivos.

Além da liderança estadual, em 2014 o Terminal se manteve na segunda posição em participação de mercado na região Sul do Brasil, respondendo por 23% da movimentação de contêineres, logo após o Porto de Paranaguá, no Paraná.

 

Em 2014, diante dessa perspectiva, a Portonave desenvolveu projetos estratégicos com o objetivo de fortalecer a articulação institucional, fidelizar os clientes, fortalecer a imagem da Portonave em escala local e global e oferecer opções de novos serviços e ampliar a movimentação de cargas.

Armadores, exportadores e importadores compõem a maior parte do portfólio de clientes da Portonave, que realiza pesquisas periódicas para mensurar o índice de satisfação dos usuários do Terminal. Em 2014, essas pesquisas revelaram, em média, 85,5% de aprovação dos clientes, somadas as três categorias. A meta estabelecida para o ano era de 89%, de modo que os dados coletados na pesquisa foram submetidos à análise crítica do Sistema de Gestão Integrado (SGI) para a adoção de medidas que permitam ampliar o nível de satisfação dos clientes.

 

Armadores

Responsáveis pelas linhas que realizam o transporte marítimo de mercadorias e interligam portos de todo o mundo, os armadores são fundamentais ao setor. Ao final de 2014, a Portonave mantinha relações comerciais com 13 armadores, operando nove serviços marítimos semanais. 

 

Exportadores e importadores

Entre importadores e exportadores, a Portonave soma aproximadamente 4,2 mil clientes. Carne de frango e madeira foram os principais produtos exportados pela Portonave em 2014, correspondendo a 40% do total de embarques para o exterior. Como no ano anterior, as importações lideraram a movimentação da Portonave, representando 54,3% do volume de cargas movimentado. As mercadorias mais importadas por meio do Terminal, em 2014, foram plásticos e derivados, cerâmicas e produtos têxteis.