Estrutura e composição
G4-34 | G4-39

A fim de garantir que a gestão dos negócios se dê de forma responsável, a Portonave adota as melhores práticas de governança corporativa, estabelecidas a partir de uma estrutura hierárquica, com competências bem definidas. Dessa forma, busca eliminar conflitos de interesse que possam vir a interferir na condução das atividades da Companhia.

Conselho de Administração

O Conselho de Administração da Portonave tem como principal função estabelecer políticas, diretrizes e estratégias gerais do negócio. Suas propostas são avaliadas e aprovadas pelos acionistas por meio da Assembleia Geral Ordinária (AGO), principal fórum decisório da Companhia. Composto por cinco membros efetivos, o Conselho de Administração da Portonave é responsável por eleger e destituir diretores, supervisionar a gestão e aprovar orçamentos anuais, entre outras atividades. Em conformidade com as melhores práticas de governança, o presidente do Conselho não exerce função executiva na Companhia.

 

Em 2014, Vikram Sharma voltou a ser membro do Conselho de Administração da Portonave, representando a Bakmoon Investments Inc., junto a outros dois conselheiros. Os demais representam a Triunfo Participações e Investimentos.

 

Diretoria-Superintendência

Em 2014, a Diretoria-Superintendência da Portonave voltou a ser composta por três áreas. À Administrativa e à Operacional, somou-se a Diretoria-Superintendência Técnica. Prevista no Estatuto Social da Companhia, essa diretoria tem como principais atribuições planejar e conduzir a manutenção e a ampliação da infraestrutura do Terminal Portuário, em relação tanto a instalações quanto a equipamentos – a exemplo do que ocorre com a obra de expansão iniciada em 2014.

 

  • Osmari de Castilho Ribas

(Diretor-Superintendente Administrativo)

Graduado em Economia pela Faculdade Católica de Administração e Economia (PR), cursou MBA em Gestão Empresarial na Fundação Getulio Vargas (FGV), além de especializações em Engenharia Econômica e Recursos Humanos. Atua como diretor da Portonave desde 2001.

 

  • Renê Duarte e Silva Júnior

(Diretor-Superintendente Operacional)

Aquaviário especialista em operações portuárias, com mais de uma década de atuação no segmento. Exerce a função de diretor da Companhia desde 2007.

 

  • Felippe Basílio Ferreira

(Diretor-Superintendente Técnico)

Engenheiro Civil formado pela Pontifícia Universidade Católica (PUC), de Campinas (SP), possui MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getulio Vargas (FGV) e 20 anos de experiência na área de Engenharia e Projetos. Assumiu o cargo na Portonave em junho de 2014.

 

Estamos no começo do nosso trabalho, temos muito a contribuir para a cidade e para o país.

Alessandra Santos, gerente de RH.