Gestão de riscos
G4-14

O Planejamento Estratégico aprovado pelo Conselho de Administração da Portonave em 2014 reitera o compromisso da Companhia em identificar e controlar os riscos relacionados ao negócio. Como prática de gestão, a Portonave monitora e avalia pontos vulneráveis de suas atividades, gerando planos de ação focados na eliminação ou na mitigação dos impactos econômicos, sociais e ambientais envolvidos.

 

O monitoramento de riscos integra o Sistema de Gestão Integrado (SGI), que envolve todas as atividades da Companhia. Entre os principais riscos monitorados, destacam-se: 

Macroeconômico

Variáveis macroeconômicas com potencial de influenciar o mercado – câmbio, preço das commodities, crescimento econômico, inflação e juros, por exemplo – são acompanhadas pela Portonave de forma sistemática. Assim, a Companhia planeja suas ações e investimentos de modo mais seguro, com a possibilidade de projetar o desempenho do negócio com antecedência.

De mercado

A Portonave se mantém atenta aos indicadores do setor portuário em âmbito nacional e global, a fim de assegurar que seus índices de produtividade e qualidade, aliados à responsabilidade socioambiental, sigam constituindo diferenciais competitivos fundamentais da Companhia. 

Regulatório

Apesar de a Lei 12.815, vigente desde 2013 e conhecida como Lei dos Portos, ter reduzido de forma significativa os riscos relacionados à regulamentação da atividade portuária, a Portonave segue monitorando toda a legislação que normatiza o negócio. Dessa forma, busca assegurar sua conformidade legal.

Climático

Eventos relacionados ao clima têm potencial para comprometer as operações no Terminal, especialmente no caso de enchentes. Na busca por minimizar esse risco, a Companhia se envolve em iniciativas voltadas à manutenção dos acessos aquaviários, principal problema apresentado pelo Complexo Portuário do Itajaí-Açu em períodos de excesso de chuvas. Em complemento, a Portonave mantém contratos de seguro para transferir os impactos de eventos imprevisíveis ou incontroláveis.