O setor portuário brasileiro
Responsável por mais de 90% das exportações do país, o setor portuário brasileiro é formado por
37 portos organizados, entre marítimos e fluviais, e outros 128 terminais de uso privado (TUPs), de acordo com a Secretaria de Portos da Presidência da República (SEP/PR).

 

Ao todo, em 2014 esse sistema movimentou 969 milhões de toneladas, um incremento de 4% em relação a 2013, conforme dados da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). Desse total, 349 milhões de toneladas foram movimentadas em portos organizados marítimos e fluviais e 620 milhões em TUPs.

 

De acordo com a Antaq, a ampliação da atividade portuária, apesar do fraco desempenho da corrente de comércio em 2014, se deve ao crescimento da movimentação das principais commodities, como o minério de ferro, que teve expansão de 5% em relação a 2013, fertilizantes e adubos (11%), carvão mineral (26%), alumina (12%) e soja (4%).

 

Nos dias de hoje a sociedade estimula muito o individualismo. O Projeto Onda traz um caminho contrário a isso. Faz com que a criança veja a importância de valores como a ética, o respeito, a humildade e a honestidade, estimulando atitudes positivas no dia a dia. Eu trabalho há 17 anos no município de Navegantes e nunca tinha visto uma iniciativa como essa da Portonave. Nós observamos resultados dentro e fora da sala de aula. É uma sementinha que plantamos para transformar não só as crianças, mas também os cidadãos de Navegantes.

Meriele Nascimento, professora do Projeto Onda.