Outros públicos
G4-12 | G4-EC9

Fornecedores

Ao final de 2014, a Portonave registrava cerca de 4,2 mil empresas em seu cadastro de fornecedores ativos, dos quais 67,5% eram provenientes de Santa Catarina, principalmente de Itajaí e Navegantes. A seleção de fornecedores e prestadores de serviço locais está entre as principais estratégias da Companhia para contribuir com o desenvolvimento sustentável da região onde está inserida.

 

Na tentativa de replicar práticas sustentáveis em sua cadeia de valor, a Portonave segue um protocolo criterioso de seleção e contratação de fornecedores de materiais, equipamentos e serviços. Os pré-requisitos dependem da natureza do produto ou serviço fornecido, bem como da avaliação dos impactos socioambientais gerados pela atividade da empresa contratada. De forma geral, antes de firmar contrato, todos os fornecedores devem apresentar à Portonave documentos que comprovem o cumprimento de suas obrigações legais, como o pagamento de tributos, a conformidade com a legislação e a existência, quando necessário, de licenças ambientais, entre outros itens.

 

Em contratos de médio e longo prazos, essa documentação é requisitada periodicamente. Além disso, todos os contratos firmados com fornecedores incluem cláusulas que proíbem a utilização de trabalho infantil, forçado ou análogo ao escravo, bem como práticas que caracterizem corrupção.

Clientes

A carteira de clientes da Portonave é formada por armadores, importadores e exportadores. Com operações e interesses diversos, esses clientes recebem atendimento especializado e, sempre que possível, soluções customizadas para suas demandas. Parte importante do processo de melhoria contínua da qualidade dos serviços que oferece, pesquisas de satisfação de clientes são realizadas periodicamente. Em 2014, o índice médio (anual) de satisfação foi de 85,5%, considerando-se todas as categorias de clientes. 

Transportadores

Motoristas de caminhões e empresas transportadoras desempenham papel fundamental à operação do Terminal Portuário, sendo responsáveis pela movimentação da carga que entra e sai da Portonave. Por isso a Companhia se mantém atenta às suas demandas e sugestões, recebidas, principalmente, por meio da Ouvidoria.

 

A parceria com esse público é reforçada pelo Projeto Sinal Verde, evento anual em comemoração ao Dia do Motorista, realizado pela Portonave nas dependências do Terminal. Além de atividades de entretenimento, o evento tem foco em ações de saúde – como testes de glicemia, verificação da pressão arterial e aplicação de vacinas nos motoristas. Nessas ações, a Portonave tem apoio da Secretaria Municipal de Saúde. Em 2014, o evento foi realizado no dia 25 de julho e registrou a presença de cerca de 500 participantes.

 

Governo

A Portonave se empenha em manter uma relação respeitosa, ética e transparente com representantes dos poderes Executivo e Legislativo, nas três esferas do governo – federal, estadual e municipal. Assim, mostra-se disponível ao diálogo e à cooperação em ações que sejam tanto do interesse do setor portuário quanto da sociedade em geral.

Imprensa

Ciente de que a imprensa representa um importante canal de relacionamento com a sociedade, a Portonave adota uma postura aberta à interação com veículos de comunicação do Brasil e do mundo, divulgando informações sobre as atividades da Companhia e atendendo a demandas dos jornalistas. Em 2014, foram registradas 1.010 notícias que se referiam à Portonave, publicadas em diferentes mídias – rádio, televisão, revistas, jornais e internet.