Políticas e práticas
G4-EN29 | G4-EN31

Pautada pela missão de oferecer serviços portuários que contribuam para o desenvolvimento sustentável da região onde está inserida, a Portonave atua orientada pelo Sistema de Gestão Integrado (SGI). Fundamentado nas normas ISO 9001 (Gestão da Qualidade) e ISO 14001 (Gestão Ambiental), o SGI possui uma série de diretrizes, entre as quais destaca-se a que assegura que sejam atendidos os aspectos legais relacionados ao meio ambiente.

O Sistema prevê também o gerenciamento dos impactos ambientais significativos, garantindo a prevenção da poluição provocada principalmente pela geração de resíduos sólidos e efluentes.

 

Para que a qualidade e a frequência dos programas e monitoramentos ambientais sejam garantidas, a Portonave mantém uma equipe de engenheiros e técnicos dedicada à área da Gestão Ambiental e alinhada aos princípios da Política Integrada de Meio Ambiente, Saúde e Segurança da Companhia.

 

Em 2014, a Portonave investiu cerca de R$ 8,8 milhões em ações de prevenção, manutenção, monitoramento, gestão e obrigações legais ambientais – valor que supera em 151% os investimentos de 2013.  

 

Agindo de forma proativa em relação às ações de cunho ambiental e atenta à observância da legislação vigente, a Portonave não recebeu em 2014 nenhuma multa ou sanção resultante do descumprimento de leis ou regras relacionadas a esse tema.

    Rapidez na resposta
    Além do desenvolvimento de ações ambientais preventivas e corretivas, a Portonave mantém um canal de relacionamento com a comunidade, aberto a questionamentos em relação à sua conduta ambiental. Em 2014 o Terminal recebeu, por meio de sua Ouvidoria, uma única reclamação da vizinhança, relativa a conforto acústico. Como de praxe, a Portonave agiu imediatamente, medindo os níveis de ruído que, neste caso, encontravam-se dentro do limite estabelecido pela legislação. Ainda, a conformidade frente à adequação às normas de conforto acústico é garantida com o monitoramento mensal, realizado no perímetro de todo o Terminal, incluindo o perímetro que confronta com o Rio Itajaí-Açu.
    CONTINUE LENDO | +

  

Tenho a satisfação de trabalhar em um terminal realmente diferenciado, que se importa com a qualidade ambiental e social do local onde está instalado.

Guilherme Schetinger, aux. administrativo.